domingo, 15 de agosto de 2010

Reflexões: José Ingenieros


 "Em toda luta por um ideal se tropeça por adversários e se cria inimizades. O homem firme não os ouve e nem se detém a contá-los. Segue sua rota irredutível em sua fé, impertubável em sua ação, porque quem marcha em direção de uma luz não pode ver o que ocorre nas sombras." 
“Quando orientas a proa visionária em direção a uma estrela, e desdobras as asas para atingir tal excelsitudemediocridade, levas a ti o impulso misterioso de um Ideal.
É áscua sagrada, capaz, de te preparar para grandes ações.
Cuida-a bem; se a deixares apagar, jamais ela se reacendera.
E se ela morrer em ti, ficarás inerte: fria bazófia humana”.


“Vives apenas devido a essa partícula de sonho que te sobrepõe ao real”.


“É dada a poucos essa inquietude de perseguir àvidamente alguma quimera, venerando filósofos, artistas e pensadores, que fundiram, em sínteses supremas, suas visões do ser e da eternidade, voando para além do Real”

 
"Ensinemos a perdoar, porém, ensinemos também a não ofender. Seria mais eficiente. Ensinemos com o exemplo, não com a ofensa. Admitamos que, na primeira vez se ofende por ignorância, mas acreditemos que, na segunda, costuma ser por vilania. Não se corrige o mal com o mal, com a complecência ou a cumplicidade. Ele é nocivo como os venenos e deve-se enfrentá-lo com antídotos eficazes, a reprovação e o desprezo."


  Por:José Ingenier
Enhanced by Zemanta

0 comentários: