terça-feira, 15 de maio de 2012

O X da Questão,navios Chinamax e a Visão 360 º


•    Editora: Primeira Pessoa 
•    Autor: EIKE BATISTA
•    ISBN: 9788575426630
•    Origem: Nacional
•    Ano: 2011
•    Edição: 1
•    Número de páginas: 160
•    Capa: Brochura


O X da Questão,escrito pelo próprio Eike Batista com colaboração de outros,demonstra a saga do empreendedor e os seus encalços até o sucesso.


Ao iniciar minha leitura,ficou evidente,que tudo é bem superficial,o autor conta o que realmente convém,narrando em primeira pessoa o mesmo nos conta o início do seu empreendimento,e um pouco das suas estratégias,que para falar a verdade,é tudo muito óbvio.

A principal estratégia,que o leitor nota é a engenharia de pessoas,forma usada para delegar cargos e suas respectivas funções a seus funcionários. É interessante notar,que o mesmo não gosta do método de incentivar os seus funcionários com bônus,por achar que depois de ganhar a tal premiação,o funcionário se torna preguiçoso e movido apenas por premiações.Por esse motivo ele é extremamente exigente,mas também oferece oportunidade de crescimento aos seus empregados e presumo,ótimos salários.


A partir de determinado momento no livro,se torna enfadonho as citações da Visão de 360º,cuja a ideia é expandir o negócio,levando em consideração todas as possibilidades, obtendo assim,toda forma de recurso necessários para prover outros produtos e empreendimentos,na prática,um negócio encadeia outro.Me lembra um pouco aquilo que o Google já faz,você não precisa de outro serviço,pois o Google já te fornece tudo;e-mail,rede social,buscador de imagens,noticias etc.

Fora isso,é tudo bem superficial,o autor demonstra ter a preocupação de não passar uma imagem arrogante ou prepotente,o que claro,não funciona muito bem. Após incontáveis empresas com X no nome,você se cansa,entretanto o autor tem seus méritos,de ir sempre direto ao assunto,sobre o seu negócio em si.

Na metade do livro,se percebe a necessidade da informação e como é importante ter noção de logística,notável trunfo de Eike Batista. É bem interessante ver mega projetos em andamento,como é o caso do SuperPorto do Açu,que é o maior empreendimento porto-indústria da América Latina e deverá movimentar, pelo menos, 350 milhões de toneladas por ano entre exportações e importações, posicionando-se como um dos três maiores complexos portuários do mundo.
 
O Complexo Industrial do Superporto, possui área de 90 km² e receberá siderúrgicas, pólo metalmecânico, unidade de armazenamento e tratamento de petróleo, estaleiro, indústrias offshore, plantas de pelotização, cimenteiras,  termoelétrica e indústrias de tecnologia da informação.

O Complexo Industrial do Superporto do Açu prevê atração de investimentos de US$ 40 bilhões e geração de 50 mil empregos.
A previsão é que a operação seja iniciada em 2013.


Para o Brasil,é um ganho imensurável,irá possibilitar inúmeras formas  empreendimento,corroborando para o crescimento do país. Graças também a sua visão,será possível o transporte de navios como o ChinaMax,que poderá transportar minério a um custo bem mais competitivo.

Chinamax é uma medida internacional de tamanho de um navio. O comprimento do Chinamax é de 360 metros, o que equivale a altura do Pão de Açúcar, e sua capacidade de carga é de 400.000 toneladas, sendo o maior navio graneleiro (para transporte de grãos) do mundo na atualidade.


Por fim,nota-se o mais obvio,não existe formula para o sucesso.Eike Batista,demonstra ter percepção e bom senso além de uma imprescindível audácia de arriscar.É um bom livro que serve para matar algumas curiosidades e nada mais que isso.

Referências:
http://www.esextante.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=7141&sid=2

http://www.llx.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=162&lng=br

http://fmanha.com.br/blogs/pontodevista/2010/08/05/porto-do-acu-pronto-para-maior-navio-do-mundo/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chinamax


Por:Jônatas

0 comentários: