domingo, 23 de novembro de 2008

O Melhor lugar do Mundo

Quando eu era pequeno costumava perguntar aos adultos qual era o melhor lugar do mundo. Ao conhecer uma pessoa que tinha viajado para longe, grudava nela até saber como era aquele local distante e diferente. Ficava imaginando se seria melhor morar lá do que aqui. Até que tive a oportunidade de realizar esse forte desejo. Visitei países, estudei na Argentina, nos Estados Unidos, na França, na Inglaterra e em Israel. Isso sem falar que morei um tempo no Rio de Janeiro e em Florianópolis. Nada mau para um curitibano que há uma década está radicado em São Paulo. A muitos desses lugares eu voltaria, pois ainda sinto aquela curiosidade inquieta da infância, que me leva a continuar perguntando: “Afinal, qual é o melhor lugar do mundo?”.

Quando me percebo pensando nisso, lembro-me de um professor, para mim, um mentor. Ele lecionava geografia e um dia percebendo meu interesse, convidou-me a conhecer sua coleção de cartões-postais. Abriu um baú e deixou sair milhares de cartões que recebia de todas as partes do mundo. E foi nesse dia que ele me disse: “O melhor lugar do mundo é aquele que você pode ajudar a ficar ainda melhor”.

O professor não sabia, mas estava me dando a chance de pensar, muito tempo depois, que a missão de cada pessoa é deixar este mundo melhor e, com isso, transforma-se em uma pessoa melhor. Encontrar o melhor lugar para viver, ganhar vida, criar filhos, evoluir, ser feliz, tem a ver com essa missão. Se você diz que vai morar em tal cidade, em busca de uma oportunidade de carreira, na verdade está falando da oportunidade de colaborar com esse lugar.

O melhor lugar do mundo é onde você pode usar seu talento, ter seu esforço reconhecido. Eu conheço pessoas felizes e realizadas em todos os lugares, que, aliás, são os mesmos locais em que eu também encontrei pessoas amarguradas. Isso me faz pensar que, antes de encontrar o melhor lugar do mundo, você deve encontrar-se a si mesmo. Ou sempre estará no lugar errado.


“Eugenio Mussak”

2 comentários:

Lu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.