terça-feira, 25 de novembro de 2008

Um Amigo de Verdade

Um amigo é, antes de tudo, uma certeza. Seu modo de agir é seguro e sua esperança tranqüiliza. Ele não apenas traz segurança. Ele é um pouco do que somos e, por isso, mesmo, nos assegura que nunca estamos sem apoio. Aliás, ele nunca está longe, nem quando separados por países ou oceanos!

Um amigo é mais uma presença espiritual do que física. Deixe-me explicar: presente ou não fisicamente, o que o torna meu amigo é sua capacidade de nunca se ausentar de minha vida, em qualquer circunstância. Ele não sai do meu interior, pelo simples fato de que se tornou um pedaço de minha vida!!!

O amigo se identificou comigo nos momentos mais importantes da minha vida. Ele discorda em muitas coisas e chega mesmo a discutir comigo, mas é exatamente por concordar nos pontos básicos que ele se exalta quando percebe que não estou sendo coerente!

O amigo não tem interesse pessoal com respeito a minha pessoa. Não é exclusivista nem ciumento. Deixa que eu tenha outras amizades e até as incentiva e se interessa para que ocorra tudo bem. Não espera agradecimentos por tudo e quando é ferido por uma ingratidão ou preterido por um outro que merecia menos, mas recebeu tratamento melhor, ele se cala e continua paciente o meu lado, esperando ser útil!

Um amigo não concorda em tudo. Ele diz verdades que doem, mas também diz verdades que curam e, se preciso, corre o risco de perder uma amizade, mas não deixa de dizer a verdade! Um amigo é seguro e tranqüilo de seu lugar na minha vida. Sabe que mesmo que eu canse dele, ele continuará ao meu lado.

Às vezes, um amigo é um chato querido! Um amigo não vigia, nem policia. Ele observa… e só! Um amigo não te protege, ele ajuda. Mas dá liberdade ao outro de optar! Um amigo tem horror aos diálogos que só permanecem no plano material ou na superficialidade. Ele tem tempo para ouvir e para fazer confidências. Mas também não fica a exigi-las.

Hoje em dia, há muito pouca gente que tem coragem para ser verdadeiramente amigo.
Eu tenho um amigo e você?

0 comentários: